3
  • thumbnail image 1
Versão de impressão
[X]

Versão de impressão

Sushi (edição 10, setembro de 2009 - Chefe Bernardo Cabral)


Imprimir:
Criar uma variante
4

Ingredientes

48 unidade/s

Preparação do molho de vinagre

  • 100 g vinagre de arroz
  • 35 g açúcar
  • 15 g sal

Ingredientes p/ o arroz

  • 800 g água
  • 300 g arroz, japonês p/ sushi
  • 15 g sal

Ingredientes p/ o recheio

  • 1 pepino, descascado e s/ sementes
  • 1 medalhão de salmão, semi-congelado
  • 1 abacate, pequeno
  • 100 g delícias do mar
  • Cebolinho, q.b.
  • 3 algas, Yakinori
  • 6
    2h 24min
    Tempo de preparação 2h 24min
    Tempo de confeção
  • 7
    Avançado
    Tempo de preparação
  • 8
    Appliance TM31 image
    Receita criada por
    TM31
  • 9
5

Etapa de preparação

    Inserir título
  1. Preparação do molho Coloque todos os ingredientes no copo e programe 4 min/80°C/vel 2. Deixe arrefecer e guarde num frasco esterilizado no frigorífico. Preparação do arroz Coloque o arroz no cesto e lave muito bem até que a água saia bem clara. Este passo é muito importante para conseguir a textura desejada. Coloque no copo a água, o cesto com o arroz e programe 20 min/100°C/vel 3. Verifique se o arroz está cozido, caso contrário programe mais alguns minutos. Retire o arroz para um recipiente de madeira. Com ajuda da espátula mexa delicadamente para que esfrie por igual. Pode utilizar um leque para esfriar, que é a forma tradicional. Deite 6 c. de sopa do molho de vinagre reservado e envolva bem. O resultado deve ser um arroz pegajoso e brilhante. Enquanto arrefece prepare o recheio. Corte tiras de pepino com 1 cm de espessura. Faça o mesmo com o salmão, o abacate, as delícias e reserve. Vamos precisar de uma faca afiada, dois panos limpos, um deles húmido para limpar a faca. Duas taças pequenas com água. Corte a folha da alga ao meio, coloque-a sobre a esteira. Molhe as mãos numa das taças para trabalhar com o arroz. Cubra a alga com uma camada de arroz, deixando uma margem de 1 cm sem arroz na parte de cima para poder fechar. Sempre que for retirar arroz é necessário molhar as mãos. Coloque no centro as tiras de pepino, enrole com ajuda da esteira e pressione para que fique firme, molhe a margem para colar. Repita este processo para os restantes recheios. Combine sabores a seu gosto. Para o sushi invertido, coloque sobre a alga o arroz, o cebolinho, pressione levemente e vire com cuidado a alga. Coloque no meio maionese com wasabi, delícias do mar, abacate e enrole com ajuda da esteira. Leve os rolos antes de cortar ao frigorífico cerca de 5 -10 minutos. Sempre que cortar, terá que limpar a faca com os panos. Depois de limpa mergulhe a ponta da faca na taça com água e deixe que corra esta água pelo fio, de seguida corte. Repita este processo para cada corte. Começe por cortar o rolo ao meio, novamente ao meio e de seguida igualmente, terá 8 unidades. Emprate o sushi a gosto e sirva

10

Acessórios

11

Outras receitas...


Comentários

Adicionar novo comentário
  • Gostava de testar esta receita, contudo vejo aqui...

    Submetido por raqelferreira a 16. agosto 2017 - 17:56.

    Gostava de testar esta receita, contudo vejo aqui alguns comentários quanto à alga... Existe uma no lidl. Já alguem experimnentou?Obrigada

    Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
  • O que faço ao resto do molho

    Submetido por Telmikas a 5. março 2015 - 11:53.

    O que faço ao resto do molho de vinagre que sobra? posso guardar no frigorifico? por quanto tempo?

    Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
  • Alga Yakinori?

    Submetido por Sayuri Yuzuki a 28. abril 2014 - 21:21.

    Equipa Bimby, não existem algas Yakinori. :O A alga chama-se Nori. Chama-se Yakinori pela característica da alga Nori ser "seca". Será difícil encontrarem a alga pelo nome Yakinori a não ser que saibam ler japonês. Procurem alga Nori para suhi, é muito mais fácil e não leva a confusões. O termo está correcto no entanto não faz sentido nenhum usar esse nome quando a maioria das pessoas não está familiarizada com a alga Nori, quanto mais com a palavra Yakinori.

    Obrigada,

    Sayuri. :mixie-wink:

    Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
  • Olá Sónia M,    Este receita

    Submetido por Mixie a 31. março 2014 - 19:10.

    Olá Sónia M,

     

     Este receita pertence ao Livro "40 chefes e a Bimby", conforme descrito neste receita foram utilizadas algas Yakinori que poderá encontrar nos hipermercados, o peixe utilizado foi o salmão semicongelado. 

     

     

    Para além do pepino e abacate poderá utilizar por exemplo morangos e manga.

     

     

    Em relação às algas sugerimos que siga as instruções da própria embalagem.

     

     

    Um beijinho e bons cozinhados,

     

    Mixie :mixie-big-smile:  

    Um beijinho e bons cozinhados,


    Mixie 

    Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
  • Boa noite, Decidi

    Submetido por Sónia M a 29. março 2014 - 23:40.

    Boa noite,

    Decidi experimentar hoje à noite fazer sushi. Tudo correu bem considerando que era a primeira vez até que chegou a hora de provar! Estava horrivel! Acho que foi da alga utilizada, pois o ponto do arroz estava bom e saboroso (segui a receita acima), parece que ainda sinto o cheiro da alga! Qual foi a marca que utilizou? A alga é utilizada conforme se compra, não é? Já agora que peixe utilizou? É que não consegui encontrar atum fresco e optei pelo robalo, salmão e cavala. E fruta e legumes, o que sugere que se utilize para além do pepino e abacate (também tive azar com a qualidade destes).

    Obrigada

     

    Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários