3
  • thumbnail image 1
  • thumbnail image 2
  • thumbnail image 3
Versão de impressão
[X]

Versão de impressão

Pão de Mistura - Massa Mãe


Imprimir:
4

Ingredientes

16 fatia/s

Massa Prévia

  • 50g isco (massa mãe de trigo)
  • 100g farinha tipo 65
  • 100g água mineral ou filtrada

Massa Principal

  • 400g farinha tipo 65
  • 200g farinha trigo barbela
  • 270g água mineral ou filtrada
  • 10g sal
  • 6
    15h 5min
    Bimby® 5min
    Total
  • 7
    Médio
    Bimby®
  • 8
    • Appliance TM5 image
      Receita criada para
      TM5
      Atenção
      Não prepare receitas da Bimby® TM5 na Bimby® TM31. Em nenhuma circunstância pode preparar receitas da Bimby® TM5 na Bimby® TM31. Por motivos de segurança, as receitas exclusivas Bimby® TM5 não podem ser preparadas na Bimby® TM31. A capacidade do copo e da Varoma da Bimby® TM5 é superior à da Bimby® TM31. O copo tem uma capacidade de 2,2 litros (em ve de 2,0 litros) e a Varoma de 3,3 litros (em vez de 3,0 litros).
5

Etapa de preparação

    Massa Prévia
  1. (Esta parte não faço na Bimby) colocar todos os ingredientes dentro de um frasco alto de vidro e mexer muito bem com um garfo. tapar com um pano e guardar longe da luz solar durante pelo menos 12 horas.
  2. Massa Principal
  3. Colocar no copo a água e o sal e deixar diluir. De seguida juntar as farinhas e programar 30 seg/vel 4. Deixar hidratar durante 40 minutos.
  4. Adicionar a massa prévia e programar 5 min/vel espiga. Untar com azeite uma caixa com tampa, colocar a massa e deixar levedar até dobrar de tamanho. O tempo de levedação varia muito por causa da temperatura (ideal entre 24ºC e 25ºC).
  5. Com a ajuda da espátula retirar a massa para cima de uma bancada polvilhada com farinha. Com as mão esticar a massa e dobrar a partir dos 4 lados para o centro. Colocar num cesto de fermentação, ou dentro de uma taça com um pano polvilhado com farinha. As partes da dobra devem ficar para baixo. Polvilhar com farinha e tapar com um pano. Deixar ficar por mais 1 a 3 horas.
  6. Aquecer o forno a 200ºC com um tacho lá dentro. Retirar a massa do cesto de fermentação para cima de uma folha de papel vegetal e com cuidado colocar dentro do tacho quente. Tapar o tacho e levar ao forno por cerca de 50 minutos, a 15 minutos do final retirar a tampa e deixar ficar até estar dourado.
  7. Para ver se o pão está bem cozido deve-se bater com os dedos na parte de baixo e deveremos ouvir um som oco.
10

Acessórios

11

Dica

A farinha de trigo barbela pode ser substituida por outra, no entanto poderá haver a necessidade de colocar um pouco mais de farinha, uma vez que a farinha de trigo barbela absorve mais água por ser mais integral. O melhor é usar as quantidades da receita e no final verificar se a massa precisa de mais farinha, se precisar juntar e voltar a bater mais 1 a 2 min/ na velocidade espiga.

Se não tiver tacho de barro pode ser cozido noutro tacho que aguente altas temperaturas ou mesmo num tabuleiro.

Em vez de um pão grande pode-se fazer bolinhas. No passo 4 dividir a massa em 12 partes (ou 8 partes se quiser maiores), formar as bolinhas e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, polvilhar e tapar com um pano. Deixar descansar à mesma entre 1 a 3 horas.


Esta receita foi inserida por um(a) Cliente Bimby ®. A Vorwerk Portugal não se responsabiliza sobre a mesma em termos de quantidades, preparação, resultados ou imagens. Por favor, tenha em consideração as informações de segurança contidas no nosso manual de instruções

Outras receitas...


Comentários

Adicionar novo comentário
  • pauladmendes: Olá, peço desculpa pelo atraso na...

    Submetido por PaulaCBCastanheira a 19. julho 2020 - 00:43.

    pauladmendes: Olá, peço desculpa pelo atraso na resposta. Comprei no Moinho de Avis, em Torres Novas, é muito boa.

    Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
  • Olá Paula! Onde compra o trigo barbela? Obrigada.

    Submetido por pauladmendes a 30. março 2020 - 16:08.

    Olá Paula! Onde compra o trigo barbela? Obrigada.

    Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários