Fórum Iogurtes Sólidos e Líquidos - Receita Base e Dicas


Edited by: Gasparzinha on 10/11/2009 - 09:06

126 respostas | Última entrada

Sempre consigo receitas deliciosas. Tenho utilizado uma loja online que já me oferece muitas opções de ingredientes e até frutas secas. Se alguém se interessar pode ser bem bacana
www.kahunanaturais.com.br


Eu fiz conforme a receita da Bimby, mas não acrescentei o leite em pó, dizia que é opcional. Eram para ser sólidos,  mas ficaram líquidos. Terá sido por falta do leite em pó? 


Olá inca,

Não deve bater a fruta directamente ao fazer os iogurtes.

Sugerimos que siga as receitas que temos aqui na comunidade e nos nossos livros e revistas de iogurtes com fruta para que os seus iogurtes fiquem perfeitos  :D

Deixo aqui algumas sugestões: 

http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/search/tmrc_solr_recipe/iogurtes?filters=type%3Arecipes+ss_tested%3A1&page=0

http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/receitas/7944/iogurte-liquido-com-maca-e-aveia.html

 

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Boa tarde

 

Por motivos de saúde o nutricionista não aconselha colocar nem doce ou compota nos iogurtes sólidos e liquidos, posso colocar a fruta directamente no  Mixingbowl closed da bimby TM31 e bater ao fazer os iogurtes ou terei de cozer a fruta primeiro e como fazê-la? Já que depois vai ficar na iogurteira a fermentar.

Bjs  :mixie-kiss:

 

 


Olá, bom dia

Eu fiz a receita automatica dos iogurtes naturais da TM5 e usei leite em pó magro e correu bem. Eles ficaram sólidos!

Não conheço o processo de ter de abafar!

Será que me pode dar a receita dos iogurtes de coco?

Obrigada Smile

 


Olá, bom dia a todas. Também é a primeira vez que escrevo aqui no forum. Embora já tenha a minha bimby à mais de 2 anos, há coisas que fiz poucas vezes como os iogurtes...porque me correram quase sempre mal, nomeadamente em todas as receitas que levam o leite em pó. Fiz uma receita dos iogurtes de côco do livro base e correu lindamente, ficaram bem solidos, utilizando leite meio gordo e o processo de abafamento que uso é o forno pré aquecido a 50º com o iogurte já nos frasquinhos e estes dentro de uma malinha termica. A seguir fiz a do iogurte natural por 2 vezes seguindo o mesmo procedimento mas esta receita leva leite em pó e eu sem reparar comprei magro mas pensei que isso não tivesse influencia. A verdade é que ficaram liquidos.

Alguem me pode ajudar? Estarei a fazer algo mal?

Obrigada, tenham um dia feliz :) 

 

 


Boa noite

Tenho a bimby desde Agosto e ando muito tentada a experimentar fazer iogurtes sólidos de pêssego.pois são os que o meu marido mais gosta.mas tenho receio que corra mal e dasanime...

Que truques me podem dar?

Desde já obrigado


Pode ser da qualidade do leite também..... eu nunca utilizo leite de "marcas brancas" por isso mesmo, parecia sempre que ficava com o sabor a leite mais intenso

 


Olá marciamurca,

 

Sugiro-lhe que utilize frutas com sabores mais intensos para que não fique a saber muito a leite. No entanto pode esperimentar fazer com outro leite.

 

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Olá Boa Tarde!

estava aqui a ler, esta semana tentei fazer iogurtes liquidos, da primeira vez, utilizei pessego e o iogurte natural. o meu marido achou que cheirava muito ao leite, ficou com a impressão.

Já fiz novamente e desta ez usei um iogurte tutti fruti e meloa como fruto, ficou bom, mas mesmo assim ainda cheira um pouco ao leite, alguem sabe que se trata?

ou quais as frutas melhores para os iogurtes liquidos?


Bom dia, deixo aqui uma dica para os iogurtes de aroma de morango.

Em vez de usar o morango, utilizo aroma de morango que se arranja facilmente em lojas para confeção e decoração de bolos ou mesmo nas grandes superfícies.

Uso a receita do livro base do iogurte natural mas o iogurte que adiciono é o de aroma de morango e coloco ainda uma ou duas colheres de chã de aroma.

Também ficam muito bons se usarmos gelatina de morango.

Espero ter ajudado.

Beijinhos

 


Bom dia a todos  Smile

 

O problema é mesmo com os morangos! 

Os morangos são das frutas que mais dificultam a preparação de iogurtes, devido a uma enzima que contém  os iogurtes de morango talham com muita facilidade, depende da sua qualidade.

 

Sugerimos que preparem a compota de morango à parte e o iogurte natural em separado e na hora de beber, adicionem um pouco da compota.

 

Desta forma os iogurtes já não talham e terão uns deliciosos iogurtes de morango, preparados na Bimby! 

 

Espero ter conseguido ajudar. 

 

Beijinhos e bons cozinhados

Mixie Mixie Big Smile

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Ola Edite, 

Acontece-me o mesmo! Parece que o molho tem que secar muito... Optei por colocar o molho de morango por cima do iogurte antes de o consumir... tipo adagio ao contrario e ficam deliciosos!!!

Fica a dica

Beijinhos


Boa tarde Edite,

 fazer iogurtes sólidos de morango é difícil porque os morangos têm pouca pectina, o que ajuda á solidificação do iogurte, por isso o melhor é optar por outra fruta como a banana, maçã... se quiser fazer de morango mais vale fazer iogurtes liquídos.

Acho que também é possível fazer sólidos se recorrermos a gelificante natural, tipo agar-agar ou mesmo pectina, mas desconheço as quantidades a usar.

Espero ter ajudado.

Boas receitas


Olá, boa tarde.

Já é a segunda vez que faço iogurtes sólidos de morango na bimby e me saiem mal. Começo a ficar um pouco desanimada.

Sigo a receita do livro base dos iogurtes de fruta mas ficam sempre talhados. Estes últimos pus agora no feriogorifico mas estão líquidos por isso duvido que fiquem bem.

Alguém me consegue ajudar?

Obrigada


Olá Claudia,

 

Estive agora a pesquisar no site do Continente e tb já não os encontro lá à venda... Que pena, se calhar deixaram de vender.

Mas podes usar quaisquer outros que caibam na iogurteira (caso a uses) ou se não usares, quaisquer frascos que te pareçam com um formato próximo.

Os que como em casa, até uso frascos sem tampa (dos iogurtes que se vendem habitualmente) e tapo com folha de alumínio.

Também acho que há à venda na loja online da Bimby frascos para iogurte, mas não estou certa.

Onde se vendem é no Depósito da Marinha Grande, frascos de vidro com tampa de metal.

Espero ter podido ajudar. E que comeces logo a fazer os iogurtes em casa, que ficam deliciosos! Smile

Bjs,

Susana


Olá Gasparzinha! Eu sou nova por aqui ... tenho a bimby à pouco mais de 1 semana ... e queria experimentar fazer iogurtes solidos e liquidos. Relativamente aos copos que falas dos iogurtes EMMI, estou farta de os procurar e não consigo achar nada ... sabes se ainda se vendem? Para os iogurtes liquidos tenho os frasquinhos de iogurtes da SoNatural, que são muito saborosos e comprei os iogurtes com o prazo de validade curto e ficaram a metade do preço no Jumbo!Mas ainda não fiz os iorgurtes pois queria começar com os solidos so que não tenho frasquinhos Puzzled Muito Obrigada!


Ainda não experimentei fazer iogurts na Bimby, mas estou cheia de vontade. Obrigada pelas dicas.

Beijinhos


Olá Su,

Nos frascos da emmi, durante a fermentação tapo com folha de alumínio e depois quando levo para o frigorífico, troco pela tampa de plástico. Nos copos da iogurteira, há quem fermente destapado (é essa a indicação que vostuma vir nas máquinas), mas eu sinceramente, deixo logo com a tampa. :)Espero ter ajudado.

Bejinhos e bons iogurtes!

Susana


Olá bom dia, estou a ler os comentários e dicas sobre iogurtes e estou super interessada, mas surgiu-me uma dúvida, já percebi que não é aconselhada a fermentação em plástico, mas no caso de os boiões terem tampa de metal aconselharam a colocar película aderente (plástico) e no caso dos iogurtes emmi e os boiões da iogurteira? E no caso de frementarmos num recipiente grande para depois transportar para um de plástico, tapamos com o quê? Desculpe a quantidade de questões. Obrigada.


Olá Raquel,

 

O facto de ficarem babosos tem a ver com a fermentação. Experimente deixar mais tempo, cerca de 12 horas.

 

Bjs Smile


Olá a todas! Também ando entusiasmada com a ideia de iorgurtes na bimby...até comprei uma iogurteira para facilitar...mas mesmo assim ainda nao consegui que ficassem bons. Experimentei de coco e outros de doce de morango. Apesar de usar leite em po nido, 2 colheres, ficam sempre "babosos" e pouco solidos. Que será que estou a fazer mal?


sim até agora foram os únicos que me talharam...os de morango segui a sugstão e fiz a compota e ficaram óptimos...

fiz de banana e bolacha do blog da gasparzinha e ficaram deliciosos, fiz de mirtilo de um outro blog e ficaram deliciosos também, fiz de maçã e bolacha e ficaram um espectáculo também...só os mais simples é que pronto...descambaram...e não consigo perceber porquê...fiz tudo como na receita e não deu, eu desconfiei logo quando vi aquela espuma toda, mas decidi experimentar a deixar fermentar na mesma, mas não resultou de todo...


Olá patcast! Os de pêssego também são dificeis de fazer? Pensava que isso acontecia apenas com os de morango.... Eu que sou nova nisto, estava a pensar mudar para o pessego, mas estou a ver que não é lá grande ideia... Boa sorte para novas experiencias com iogurtes!!!


bom parece que não consigo acertar com os de pessego...foi novamente tudo para o lixo...talharam completamente...

usei a receita do livro de base porque lá diz que se pode usar qualquer fruta da época, mas pronto...má experiência...


Obrigada a todas pelas vossas dicas. Vou fazer novamente e digo-vos o resultado.

Beijinhos.

Andreia


eu uso o leite do dia nos liquidos tambem as tantas pode ser por ai mas sou sincera normalmente nos liquidos acrescento açucar mascavado e o iogurte da  receita escolho um natural fica tipo os naturais açucarados

nos solidos ja acrescento fruta

 

quanto a estrelização ponho  os frascos com agua no microondas 2/3 minutos as tampas não ponho porque eu entre a tampa e o produto coloco pelicula aderente ou papel prateado por causa da hipotese de ferrugem na tampa


Olá ANQ, a acidez da fruta varia muito de acordo com a sua própria qualidade, por isso, para que resultem sempre bem, coloque a compota no fundo dos copinhos e depois a mistura por cima: assim ficarão sempre perfeitos! :mixie-wink:

 

Pode esterilizar os copos no microondas com um pouco de água, mas quanto às tampas depende do seu material, pois se forem de alumínio não podem ir ao microondas. :mixie-big-smile:

 

Beijinhos,

Mixie

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Olá Mikinha,

Só agora reparei na tua reposta. Eu usei leite pasteurizado e o objectivo era fazer iogurtes liquidos. Fiz a compota, deixei arrefecer e só depois juntei o leite.

Vou experimentar fazer iogurtes solidos e vou seguir o teu conselho. A Compota vai para o fundo do copinho e só depois coloco o iogurte.

Obrigada pela ajuda. 


Muito obrigada pela resposta.

Mas será que isto acontece a todas as bimbólicas? Será da qualidade dos morangos ou será por não ter utilizado banana?

A sua sugestão parece-me óptima, mas com as correrias da manhã é mais prático agarrar no iogurte e sair de casa. J

Vou experimentar com outras frutas. Os de pêssego, será que ficam com uma textura mais homogénea?

Também vou experimentar fazer os sólidos com a camada de doce no fundo do copinho. Vamos lá ver como ficam.

Como esterilizam os copos de iogurte no microondas? Colocam os copos com um pouco de  água? Quanto tempo? As tampas dos copos também colocam no microondas?

Muito obrigada pela vossa ajuda.

Andreia


Muito obrigada pela resposta.

Mas será que isto acontece a todas as bimbólicas? Será da qualidade dos morangos ou será por não ter utilizado banana?

A sua sugestão parece-me óptima, mas com as correrias da manhã é mais prático agarrar no iogurte e sair de casa. J

Vou experimentar com outras frutas. Os de pêssego, será que ficam com uma textura mais homogénea?

Também vou experimentar fazer os sólidos com a camada de doce no fundo do copinho. Vamos lá ver como ficam.

Como esterilizam os copos de iogurte no microondas? Colocam os copos com um pouco de  água? Quanto tempo? As tampas dos copos também colocam no microondas?

Muito obrigada pela vossa ajuda.

Andreia


Olá Patcast, a espuma deve-se apenas ao tempo e velocidade a que se bate o leite na Bimby.

Se preferir, pode retirá-la com uma colher antes de verter a mistura para os copinhos.

 

Beijinhos :mixie-big-smile:

Mixie

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


por acaso tenho feito e tem corrido sempre bem...excepto ontem...e acho que hoje também...

ontem pela primeira vez os meus iogurtes talharam...eram de pessego e fiz a receita do livro base, mas talharam...penso que sei porquê  - usei um iogurte de aromas em vez de um natural

hoje aconteceu uma coisa estranhissima...repeti os de pessego, mas quando abri a bimby para por o iogurte nos copinhos tinha uma camada gigantesca de uma espuma grossa e espessa por cima do líquido...nunca me tinha acontecido, tem ficado sempre liquído...não sei se é por ser a receita de base ou se fiz alguma coisa mal, eu segui tudinho à risca com muito cuidado mas algo se passou...estão na iogurteira na mesma, vamos lá ver como corre...

 

os vossos ficam liquídos ou com espuma no topo antes de por a fermentar?


o leite é pasteurizado ou do dia?

isso pode fazer tambem a diferença

eu tenho feito iogurtes e não tenho tido problemas se bem que eu a fruta ponho no frio quanto aos morangos faço uma compota (30m bastam para a fazer) e depois vou pondo no fundo do copo antes do iogurte


Olá ANQ,

 

Pelo que nos escreveu, fez tudo, o problema é mesmo com os morangos.

São das frutas favoritas de todos, mas dificultam muito a preparação de iogurtes, devido a uma enzima que contém que provoca esse aspecto de que fala, os iogurtes de morango talham com muita facilidade, depende da sua qualidade.

 

Sugerimos que prepare a compota de morango à parte e o iogurte líquido natural em separado e na hora de beber, adicione um pouco da compota, agite e beba.

Assim já não talham e terá facilmente uns deliciosos iogurtes líquidos de morango, preparados na sua Bimby! :mixie-wink:

 

Espero ter podido ajudar. :mixie-big-smile:

 

Beijinhos,

Mixie

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


 

 

 

Olá a todas. è a primeira vez que escrevo no forúm e embora já tenho a Bimby há 2 anos fiz ontem, pela primeira vez, iogurtes. Optei por fazer iogurtes liquidos de morango, uma vez que acertar com a consistência dos iogurtes sólidos, parecia-me um  pouco mais complicado. Mas mesmo assim não correu 100%. Os iogurtes ficaram com uma textura estranha. Embora liquidos ficaram com uma  especie de grumos pequeninos.

Segui a receita do iogurte liquido banana morango do forum, mas  não usei a banana.

http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/receitas/3716/iogurte-liquido-banana-e-morango.html

Fiz exactamente como manda a receita.

Usei um iogurte natural da Danone e 1 pacote de leite meio gordo Gresso.

Deixei arrefer os morangos até não ter a indicação da temperatura na bimby.

Aqueci o forno a 50º e coloquei o copo da Bimby abafado  com uma manta polar no forno por 8/ 9  horas.

Porque será que correu mal?

Alguém faz ideia?

Obrigada pela ajuda.

 


Eu comprei no jumbo carla pardal  ( julgo que a 0.85 cada) uns iogurtes biologicos que vinham em frasco de vidro, tem 200ml de capacidade e uso sempre esses


Olá Patcast,

 

Os iogurtes quando talham ficam com um aspecto "esfarripado", em que se nota a separação de um líquido.Não temos informação de que os iogurtes caseiros sejam contra-indicados para grávidas, mas recomendamos que consulte o seu médico. Sublinhamos que deve ter especial atenção ao tempo de conseração no friogrífico, dado que são um produto de validade curta. Com os melhores cumprimentos, Equipa Bimby

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


bem ontem já fiz iogurtes...cumpri aqui as dicas, mas como estava mesmo muito calor pus só dentro de dois sacos de plástico amarrados, embrulhados numa mantinha polar aquecida no forno (aqueci o forno a 50 graus e meti lá dentro num tabuleiro)...estiveram lá 13 horas...

hoje de manhã tirei e a primeira coisa que vi foi que tinham ganho muita água, parecem tipo os queijos frescos  - a consistência parece a mesma, assim bem sóldos e com muita água nos frascos...será que estão bons?

 

como é que eu sei se ficaram talhados? é que tou grávida e tenho medo que me faça mal... :mixie-angry:


Olá Patcast, 

 

Que bom que se vai estrear nos iogurtes feitos na Bimby!  :mixie-wink: Depois de os provar, não vai querer outros.  :mixie-big-smile:

 

A melhor forma de fazer iogurtes de morango é mesmo essa, colocando a compota no fundo dos frasquinhos. Se tiver compota de morango em casa, pode usar mesmo essa.Se não, pode fazer como vem na prºopria receita do livro base dos iogurtes de fruta, preparando uma compota rápida, ao cozer os morangos com o açúcar.Vão ficar deliciosos!   :mixie-big-smile:

 

Beijinhos,

Mixie

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Ok isto deve mesmo ser uma pergunta muito parva mas quero começar a fazer iogurtes de morango (sólidos) e li por aqui que a melhor maneira para eles nao talharem e fazer doce e colocar no fundo dos frascos - mas esse doce e tipo compota ou e aquilo que ta na receita base (tipo os morangos cozidos com açúcar de forma rápida)? 

Obrigada! 


ola a todas sera k alguem sabe onde posso arranjar umas garrafinhas para os iogurtes liquidos um pouco maiores que as k estao a venda na casa? estas sao muito giras mas pequenaS.

se me puderem ajudar agradeco.


Patcast, não há que ter medo! Smile

É muito simples, depois de se fazer pela primeira vez percebemos que não custa nada e depois não queremos outra coisa. 

 

Desde que os frascos sejam de vidro, servem sempre, só varia o tamanho.

Devem ser bem lavados e esterilizados.

O iogurte é um produtos de validade curta, mas podem ser conservados no frigorífico durante uns 10 dias.

 

Bons iogurtes! Smile

Bjs


eu gostava tanto de fazer iogurtes...mas tenho tanto medo que me saiam mal...

começando pelos frascos...aqueles de doce que se compram para fazer mesmo compotas podem ser? 

e quanto tempo aguentam estes iogurtes no frigorífico?

 

tenho que ler este post todo com calma para ver todas as dicas e sugestões para tentar fazer iogures...é que cá em casa comem-se uns 5/6 por dia...


Olá Carina,

 

Podes fazer esta receita, mas não usas a banana:

http://nosoup-foryou.blogspot.pt/2009/08/iogurte-liquido-de-morango-e-banana.html

 

Bjs Smile


Obrigada =) Vou então procurar na Casa ou no Depósito da Marinha Grande! E enquanto isso, vou adoptar o método de pôr a película aderente Wink

Tenho é de encontrar uma receita que seja do agrado tb do meu "esposo", pois ele prefere-os mais docinhos, mas eu acho-os demasiado doces! Alguém tem uma boa receita de iogurtes líquidos só de morango?

Bjs e um bom fds para todas!


:D

as minhas tampas tambem ja apresentam ferrugem eu ponho pelicula aderente ou papel metalizado ( aquele que usamos na cozinha) para evitar o contacto do iogurte com a ferrugem


Tambem podes (se fores de lisboa) ir ao Depósito da Marinha Grande em São Bento.

Bjs


Olá Carina,

 

Quando publiquei no blogue tive muitas perguntas sobre as garrafinhas! Lol Smile

Comprei-as na loja Casa. Smile

Bjs


Mikinha: Fiz uns líquidos de morango e banana (da receita do blog da Gasparzinha) e ficaram bons (quer em textura, quer em sabor), mas não me sabiam muito bem, talvez por estarem demasiado doces (a banana já estava bem madura). Da última vez, voltei à receita "base" - usei só um iogurte de morango líquido, por isso, ficaram com um gosto mais semelhante aos naturais =)

Gasparzinha: vi que no teu blog tens daquelas garrafinhas de vidro (tipo as garrafas de água em vidro que se vendem no ikea) mas em tamanho mini. Gosto muito (e prefiro tb pq as que tenho - da marca bimby - estão já com bastante ferrugem na tampa =/ e aquelas sendo em plástico parecem-me uma melhor opção). Onde posso comprar?

Obrigada a ambas pelas dicas! =D