Fórum Congelar e aproveitar


Edited by: Mixie on 13/01/2012 - 16:09

24 respostas | Última entrada

Olá lau uk,

 

Sim deve levedar e pré cozer, o tempo dependerá da receita ou poderá congelar logo depois de cozido. Iinteiro, em bolinhas ou fatias.  :D

 

Um beijinho Mixie  :mixie-big-smile:

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Ola! Ainda sobre o pao congelado,  a ser pre cozido entendo k deve levedar e iniviar a cozedura certo???? E quanto tempo fica a pre cozr antes de congelar ou faz-se apenas a levedaçao e vai a congelar sem sequer ir ao forno?  Ate me sinto tontibga de fazer estas perguntas mas pars mim tb seria muito bom!!! Adorei as dicas, obrigada! Amanha vou fazer doce de morango com uns congelados k tenho ali Wink


Olá AL.da,

Ter pão congelado dá mesmo imenso jeito!!! Bigsmile  

 

Para o pão deverá seguir as dicas que coloquei mais acima nesta mensagem.  Wink Pão - pode ser pré-cozido, terminando-se a cozedura no momento em

que se consome ou cozido completamente e congelado inteiro, em bolinhas oufatias.

 

Se optrar por pré cozer e congelar deve ser depois de a massa levedar e repousar.

Espero ter ajudado,

 

Mixie  :mixie-big-smile:

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Gostava muito de ter pão congelado pré cozido assim sempre que quisesse pão fresquinho era só colocar no forno!!

Mas tenho uma dúvida. Em que ponto do processo de fazer o pão se deve congelar? È depois de levedar e repousar? Como se faz?  


Olá scmr,

 

Pode sim congelar o molho de tomate, é uma óptima de forma de aproveitar agora que stá maduro e a bom preço, cheio de sabor.

Depois pode ir descongelando para usar nos seus cozinhados, massas e pizzas.

 

Beijinhos :mixie-big-smile:

Mixie

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


 

Olá, estive a ler todas as dicas e queria aproveitar para colocar uma questão. Eu fiz um molho de tomate, que tem vários ingredientes, é refogado e serve para colocar nas pizzas. Também é possível congelá-lo? Obrigada


Carina_oliveira, eu congelo mts vezes morangos e eles mantêm a cor mm ñ utilizando as gotas de sumo de limão.


Smile


Obrigada pela resposta, Mixie! Foi o que acabei por fazer (congelá-los sem o pedúnculo, com umas gotinhas de limão - pois li algures num blog que seria uma boa maneira de conservar a cor dos morangos). Se depois os aproveitar para compota, posso usar essa mesma compota nos iogurtes sólidos, correcto? Peço desculpa por todas estas perguntas, mas realmente recuso-me a não dar o melhor uso à minha bimby apenas por falta de conhecimento, ou por preguiça!

Bjs e um bom fim-de-semana! =)


Olá Carina  :mixie-angry:

 

Sugerimos que siga a receita de iogurte de fruta do livro base, usando os morangos para preparar uma compota pouco espessa, que poderá congelar ou guardar apenas no frigorífico num frasco esterilizado, caso pretena usar dentro de 1 a 2 semanas.  :mixie-wink:

Depois basta distribuir a compota de morangos pelos copinhos, preparar o iogurte natural e deitar por cima para que fermentem bem abafados cerca de 12 horas.

 

Pode, claro, aproveitar e simplesmente congelar os morangos sem pedúnculo, para usar mais tarde. Nesse caso, na hora de usar, basta coloca-los no copo da Bimby, triturá-los uns segundos na vel 9 e depois usar em batidos, sumos, compotas ou gelados.

 

Com a Bimby, aproveita-se tudo!  :mixie-big-smile:

 

Beijinhos,

Mixie

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Olá! Vi este tópico e resolvi aproveitar para colocar uma dúvida: posso preparar a fruta de modo a usar mais tarde nos iogurtes sólidos? Tenho 1 kg de morangos, que queria aproveitar para iogurtes, mas como fiz há pouco tempo, não irei fazer mais iogurtes pelo menos até à próxima semana. Posso prepará-los na bimby e congelar para depois usar?

Obrigada =)


Olá! Vi este tópico e resolvi aproveitar para colocar uma dúvida: posso preparar a fruta de modo a usar mais tarde nos iogurtes sólidos? Tenho 1 kg de morangos, que queria aproveitar para iogurtes, mas como fiz há pouco tempo, não irei fazer mais iogurtes pelo menos até à próxima semana. Posso prepará-los na bimby e congelar para depois usar?

Obrigada =)


Realmente são ideias muito boas, também não sabia que podia congelar o sumo e as cascas dos limões e das laranjas. Só preciso é de um congelador maior! Smile


Olá silvyl,

Sim é isso mesmo! Assim sabe sempre a quantidade de cubos a usar consoante o número de claras que a receita pedir. :mixie-wink:

Para libertar as cuvetes de gelo, pode guardar os cubinhos, já solidificados, em sacos de congelação.

Beijinhos

Mixie

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Olá Moira,

Que boa ideia! Cubinhos de tomate sempre prontos a usar! :mixie-big-smile: Assim até podemos aproveitar a época dos tomates e preparar concentrado de tomate e molho para usar mais tarde... fácil, barato e muito mais saudável!!!

Beijinhos

Mixie

 

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Mixie, pelo que depreendo cada cubo representa 1 clara, será assim?


Obrigada Mixie  :)

 


Olá dulcepigmenta,

Pode congelar as claras durante cerca de 6 meses! :mixie-wink:

Beijinhos

Mixie

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Olá Moira:

Desculpa a pergunta... mas o que é calda de tomate?

beijinhos e obrigada

rita

 


Eu costumo congelar calda de tomate em couvetes, assim quando precisamos é só tirar um ou dois cubinhos de calda de tomate directamente para os cozinhados.

Obrigada pela dica do sumo, não tinha a certeza de poder congelar sumo de limão.


Olá Mixie:

Quanto tempo se conservam as claras no congelador?

Obrigada pelas dicas.

beijinhos

rita


Mixie. Que belas Dicas. Já copiai para guardar. Obrigada.

E obrigada também por mais um prémio.

Bjocas e um óptimo fim-de-semana

Alexandra


Olá a todos!

 

Hoje venho partilhar convosco alguns truques para as nossas aventuras na cozinha! 

 

Laranjas e limões - rale a casca (sem a parte branca) e congele. Use para aromatizar bolos e outras receitas. Congele o sumo da fruta em cuvetes de gelo e use mais tarde em refrescos, temperos ou sorvetes. 

 

Claras - congelar em cuvetes de gelo e usar os cubos congelados sempre que necessário. Dar uns toques no turbo e de seguida colocar a borboleta para bater as claras em castelo (1 minuto por cada clara, vel.3 1/2, sem o copo medida). 

 

Pão - pode ser pré-cozido, terminando-se a cozedura no momento em que se consome ou cozido completamente e congelado inteiro, em bolinhas ou fatias.

 

Espero que estas dicas vos sejam úteis;) e convido-vos a partilharem os vossos segredos sobre o tema congelar para aproveitar!

 

Beijinhos

Mixie

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie