Cara Equipa Bimby,
Comprei há cerca de 2 semanas a TM5 e, apesar de não lhe dar uso quotidiano, estou globalmente satisfeito com a compra. Contudo, há uma função da máquina que me escapa à lógica, apesar de já ter lido aqui no fórum duas respostas vossas -iguais!-, à mesma dúvida de outros dois utilizadores e à qual, se permitem, regresso por não estar completamente esclarecido.
Ora, sucede que o copo da minha máquina não tem ultrapassado os 100º durante a cocção com indicação de temperatura superior (120º ou Varoma), quer seja em utilização manual, quer seja através do uso de receitas automáticas. Li nas vossas duas respostas aqui no fórum que a temperatura - apesar de poder ser previamente determinada acima dos 100º -, estará depende do conteúdo do copo em volume, da densidade do liquido e/ou substância sujeita à cozedura. Bom, em teoria compreendo a coisa, mas não percebo, então, a razão pela qual se anuncia como funcionalidade técnica a capacidade de o copo aquecer acima dos 100º quando, reitero, na quase totalidade de vezes em que se pretende temperatura superior o copo não ultrapassa aquele mesmo valor. Contraditório no mínimo, não? É que inicialmente considerei até estar perante uma avaria, mas após ter consultado aqui o fórum, e já depois de ter falado com a vendedora da máquina sobre este mesmo assunto, parece-me que não há nada a fazer! Ou há?
Notem que a questão pode ser aparentemente irrelevante, não fosse o caso de algumas receitas carecerem de temperaturas que ultrapassem os normalmente tarifados 100º, e isso é por demais evidente quando se trabalha com caldas de açucar, reduções de frutas e outras técnicas de culinária que carecem de valores de serviço temperatura) mais elevados. Já tentei até, a sugestão da vendedora, fazer os refogados sem adição de liquidos (para além dos presentes nos legumes) durante um ciclo de tempo superior só para ver se se vai além dos 100º, mas nem neste cenário a coisa mudou.
Meus caros, posto isto, espero que me possam dar uma resposta mais cabal que aquela que deram aos outros dois utilizadores ou, por outro lado, que me consigam "convencer" que esta discrepância entre temperatura máxima anunciada e temperatura máxima de serviço é absolutamente normal. Contudo, se optarem por esta última circunstância, sugiro-vos, a bem da informação e transparência na relação com os futuros clientes, que dêem indicações aos vossos colaboradores de que durante as demonstrações informem expressamente deste "capricho" técnico que a máquina apresenta. A engenharia só é perfeita se puder ser continuamente aprimorada.
Queiram aceitar os meus melhores cumprimentos.
P. Sousa