Fórum descontente com os bolos



23 respostas | Última entrada

Boa tarde,

a minha Bimby TM6 deixou de ter a balança calibrada, e reparei que partiu os apoios dos pés de traz, ambos estalaram no plástico... isto è normal?????


Eu ja tentei tudo o que sugerem e os bolos feitos na bimby nao crescem... nao percebo... se fizer da forma tradiciona ficam otimos na bimby nao crescem de todo... sera possivel ajudar-me a tentar perceber o que se passa?!


Bigsmile


Comigo tem acontecido o mesmo. Já fiz 6 bolos diferentes respeitando todo passo a passo, mas o bolo murchou depois que saiu do forno. Tentarei as sugestões dadas aqui e voltarei a postar o resultado.


Ola.
Vou contar aqui coisas que alterei na forma de fazer bolos e que ajudou a melhor muito. Uma delas foi o forno que comprei no Ikea que tem uma bareta de temperatura, mas para quem nao tem isso no forno, pode comprar um termometro proprio, não são caros, e poe no meio da massa de forma a ver-se a temperaura pelo vidro.
A temperatura de cozedura ideal para bolos humidos é de 85º e bolos secos 90º.
Assim que atingir estas temperaturas, desligar o forno e deixar ficar mais uns 5 min dentro sem abrir.
Outra das coisas que alterei, foi misturar os secos apenas no fim envolvendo com as baras. Tambem resulta muito bem.
Espero ter ajudado.


Olá IsabelPina,

Agradecemos desde já a sua sugestão.

A sua opinião é muito importante para nós e para outros clientes que possam ter essa dúvida/questão.

Obrigada mais uma vez,

Equipa Bimby®


Olá sou nova aqui, e estava a ler os comentários pelos motivos d os bolos não crecerem e ficaram massudos.
Tudo o que foi dito é verdade, mas quero acrecentar um que já me sucedeu por meu entendimento que depois de apagar poderia cozer mais um pouco.
Não façam isso, pois para além de reduzir o tamamanho também vai ficar emqueijado.
A maioria dos problemas não é no bater mas sim os erro que cometemos ao colocar no forno.


ola, para além de todas as dicas que eu li aqui, é importante tambem frisar que não se deve abrir o forno enquanto ele está a cozer o bolo, pois esse choque de temperatura faz com que ele baixe de tamanho... ( levei algum tempo até me apreceber disso)!! Smile

 


Olá Mixit,

 

Todas as receitas dos Livros e Revistas Bimby são desenvolvidas e testadas pela nossa Equipa de Receitas. As receitas devem ser seguidas conforme aparecem no Livro.   Smile

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Aqui a receita do livro ABC n está correta. Manda bater a farinha na vel.5 quando deveria ser na vel3 e só uns segundos. A farinha n se deve bater muito. Só envolver. Daí os bolos ficarem massudos. 


Bom dia egalhardas e Anaralu   Smile

 

O facto de o bolo não crescer e ficar massudo/ enqueijado tem que ver com a temperatura do forno, é muito importante que o forno esteja muito bem aquecido, à temperatura indicada na receita, quando se coloca lá a forma com a massa.

Como os bolos se preparam muito rapidamente na Bimby, muitas vezes o forno acaba por ainda não estar bem quente e depois o bolo não cresce.

 

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Pois, a mim aconteceu-me exatamente o mesmo !!!


Olá! Fiquei descontente com a receita do bolo de iogurte que fiz há dois dias na Bimby (Livro ABC). Fiz tudo tal como manda na receita e o bolo não cresceu e por dentro fica tipo massudo. O que me aconselham???


Olá! Fiquei descontente com a receita do bolo de iogurte que fiz há dois dias na Bimby (Livro ABC). Fiz tudo tal como manda na receita e o bolo não cresceu e por dentro fica tipo massudo. O que me aconselham???


Olá ajpd,

 

Como respondido anteriormente o facto de os bolos mirrarem tem que ver com a temperatura do forno ou possivelmente, como também já aconteceu, com o facto de o fermento estar fora do prazo de validade. Sugerimos que volte a tentar novamente. 

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Por incrível que pareça, já fiz à volta de 6 bolos e todos mirraram. Inicialmente pensei que fosse da forma que usava ser demasiado grande, mas ainda hoje fiz um que só levava 4 ovos e usei uma forma tipo bolo inglês. Voltou a acontecer o mesmo. Irra que fazer bolos na Bimby está a ser uma frustração totalmente inesperada.


Olá MARIA78

Já me aconteceu isso e realmente há 2 coisas que podem provocar o abaixamento do bolo:

1 - o fermento não ser/estar bom

2 - a mudança repentina de temperatura.

Eu já usei fermento de marca branca e tive de o deitar ao lixo porque os bolos abatiam e, como diz a nossa amiga Kikas07, aquecer bem o forno antes de lá colocar o bolo, faz muita diferença mas...também faz, quando o desliga e retira o bolo...NUNCA faça disso...abra apenas um pouquinho da porta do forno durante +/- 30 min, com, por exemplo, uma rolha ou uma pega dobrada em dois, para muito lentamente o ar quente ir embora.

Esta também foi uma dica que me ajudou muito Wink

Bons  Cooking 1


Olá boa tarde. Parece-me que o bolo ficou seco devido ao tempo de cozedura, tente dar menos tempo. Como já foi referido os fornos não são todos iguais, deverá tentar perceber qual o tempo adequado para o seu forno. Espero ter ajudado, 


Olá!!

Também fiz o bolo base e não ficou como esperava!!! Estava como alguns de pastelaria que ficam muito secos...Não me agradou


Realmente a temperatura do forno é muito importante, da mesma forma, quando o bolo esta a ser cozinhado não devemos abrir a porta do forno com muita frequência pois altera a temperatura. É essencial o forno bem quente antes de se colocar o bolo pois se a temperatura se manter a mesma até ao fim da cozedura ele nunca irá baixar, não é o facto de serem feitos na Bimby que o faz diminuir é antes a temperatura do forno ou a mudança brusca de temperatura. A Bimby só os torna mais rápidos e fofos!  Smile

 


Olá maria78,

 

Existem vários fatores que podem influenciam o tamanho dos bolos. 

Muitas vezes a causa do bolo baixar é a baixa temperatura do forno. Cada forno é um forno, sugerimos que experimente aumentar a temperatura.

Outra condidicionante importante é a quantidade de fermento utilizado. O fermento em pó pode tornar o bolo bonito enquanto está no forno mas quando é retirado o bolo baixa.

 

Espero ter ajudado!

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


ola, ultimamente tenho feito bolos na minha bimby em que nao estou gostando nada da sua testura. Quando desligo o forno o bolo esta alto e quando arrefece fica muito baixo. Onde sera que estou a errar?