Fórum Massas lêvedas e iogurtes



3 respostas | Última entrada

Eu ligo o forno a 50 graus ou faço massas lêvedas ou iogurtes quando faço alguma receita no forno, depois aproveito o calor.


Venho aqui abrir este tópico e partilhar um truque de que me lembrei e tenho posto em prática com sucesso.

Habituada à máquina do pão e à iogurteira, achei difícil levedar adequadamente as receitas de massas lêvedas da Bimby e fermentar os iogurtes. Queria reduzir o numero de eletrodomésticos na cozinha, não fazia sentido ter tanta coisa uma vez que tenho a Bimby. Depois de várias experiências, cheguei ao procedimento mais eficaz e mais simples:

Massas lêvedas

1. Enquanto a bimby amassa, aqueço no microondas um recipiente de vidro 2 a 3 minutos e depois coloco lá dentro a massa retirada da bimby, com a taca enfarinhada (se for o pão, coloco já no tapete de silicone ou na forma de bolo inglês para a Varoma - estes nao aqueço, ligo só o microondas sem nada (ou se preferir com um copo de água lá dentro).

2. Enquanto o microondas aquece, tapo a taça já com a massa com pelicula aderente ou com tampa de plástico (o tapete de silicone nao tapo). Coloco a taça no microondas desligado com a porta fechada. O calor que ainda está no microondas garante que a massa levede rápido, funciona mesmo bem e sem ter que ligar o forno. Se achar que não está a levedar bem, retiro o recipiente e ligo o microondas mais uns minutos. Depois volto a colocar lá dentro.

Uso o mesmo procedimento para fermentar os iogurtes líquidos:

1. Coloco o liquido na taça aquecida, tapo, coloco no microondas previamente aquecido. Ao longo do dia, à medida que fazemos o uso normal do microondas, retiramos e recolocamos o iogurte e a temperatura acaba por se manter.

2. Se for  necessário vai-se ligando uns minutos de vez em quando, sem o recipiente lá dentro e depois coloca-se novamente. É muito prático. Para os sólidos, basta aquecer os copos de vidro e o microondas da mesma forma, colocar o iogurte e tapar. pode-se colocar numa caixa para ser mais fácil de tirar e colocar no microondas para nao estar a retirar um a um os copos.

Bons cozinhados, fico à espera das vossas dicas!