Fórum Doce de tomate muito liquido :(



9 respostas | Última entrada

A primeira vez que fiz doce de tomate também saiu muito liquido, apesar da pectina. Experimentei uma segunda vez com os tomates bem escorridos e não pus pectina. No fim como o tomate não estava suficientemente moído, coloquei 8 segundos, vel.5 e ficou no ponto. Apesar de parecer liquido, depois de colocado no fresco e arrefecido, fica com a consistência ideal.

 

 


também ja me aconteceu mas fiz assim: deixei ferver algum tempo na Temp.100 Vel.1 e quando o doce tinha reduzido bastante coloquei na Temp. Varoma durante cerca de 30 minutos. Ficou optimo, mesmo no ponto!

Acerca dos salpicos, experimente colocar a Varoma por cima da tampa. Desta forma mesmo que salpique muito nunca sai além da tampa da Varoma.

 

Patricia

 

 


Experimentei fazer o Doce de Tomate do livro base e tive um problema. Quando começou a ferver, começou a fazer muita espuma e a sair tudo por fora, inicialmente não me apercebi que tinha de retirar o copinho, mas sem copo e só com o cesto isso acontecia, tive de reduzir a velociade e vigiar, pq de cada vez que fervia começava a sair tudo por fora.

O mais estranho é que a quantidade da receita era de 800g de tomate e 800g de açucar e eu apenas coloquei 500g de tomate e 500g de açucar amarelo.

Ah! E também ficou muito liquido!

Usei tomates maduros da minha horta.

Já agora as meninas falaram da pectina, o que é isso?


Fiz  doce de tomate jà por diversas vezes ,pois  dei a provar e depois fiz para oferecer.

O tomate como  tem muita agua leva mais de o dobro do tempo recomendado a "apurar".

No inicio tambem ficava muito liquido,mas fui sempre acrescentando mais um tempinho e vigiando a consistencia.

Acabou por ficar no ponto,

Não usei pectina.

Fica muito BOM.

Estou a pensar em fazer doce de uva,mas ainda não encontrei uma receita bimbòlica!!!;)

 


Olá tmlv,

Se não utilizar a pectina programe 15min/varoma/ Counterclock /[soft] e coloque o cesto coador por cima da tampa em substituição do copinho de medida para que a condensação de água evapore mais depressa.

Ficarei a aguardar para saber se correu bem... espero que sim! Wink

 

Beijinhos

Mixie

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


olá Mixie!

mas no livro também fala para deixar mais tempo a ferver se não utlilizar a pectina...fiz com o tempo recomendado sem a pectina e ficou liquida... tenho q tentar novamente prq uma amiga minha tb fez sem pectina e ficou rijinho... dps digo como correu! obrigada!

 


Olá tmlv,

O segredo da consistência do doce de tomate está na pectina Smile como explica no novo livro base Wink

Saudações

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Olá! ontem fiz doce de tomate, mas ficou muito liquido. Alguem tem uma sugestão para remendar? e para nao voltar a acontecer? obrigda!!!