Fórum Como cozer pudim na varoma?



22 respostas | Última entrada

Colocar o papel de aluminio como já foi descrito antes!  Wink


claudiaseya wrote:

Tenho uma duvida, vou fazer pudim de ovos pela primeira vez na bimby e tenho uma forma de pudim das normais com tampa, será que cabe na varoma, tenho medo que não consiga colocar a tampa da varoma. O que devo fazer?

 


Tenho uma duvida, vou fazer pudim de ovos pela primeira vez na bimby e tenho uma forma de pudim das normais com tampa, será que cabe na varoma, tenho medo que não consiga colocar a tampa da varoma. O que devo fazer?

 


Olá Lu figueiredo,

Se a forma tiver tampa ficará melhor vedada…o papel de alumínio é uma boa alternativa para quem não tem a tampa.

Espero ter ajudado! :D

Mixie

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Olá!

Eu quando fiz tive pus papel de cozinha por baixo do de aluminio para absorver a condensação da água com muito cuidado, claro para não cair para dentro do pudim. Mas deu resultado!


ola! hoje fiz a receita de pudim flan do livro base! fiz tudo direitinho, cobri bem a forma com folha de alumino dobrando memso em volta, selando bem!. e nao mexi durante os 50 minutos, contudo no fim verifiquei que tinha entrado agua, tinha humidade em cima do pudim! esperei que arrefecesse e quando desenformei notasse que tinha entrado agua!

   pergunto de nao será melhor usar a tampa da forma, de forma a evitar a entrado de água/vapor? foi a primeira vez que fiz e fiquei um pouco desiludida

        obrigada


Pretendo fazer uma receita e meia, ou seja, usar uma forma para 1.5L. Será que o tempo de cozedura é o mesmo do que para uma forma de 1L?Obrigado! 


Olá Tania Rui,

Fazendo como diz na receita corre sempre bem:) Faço muitas vezes e corre muito bem:)

Seguindo a dica da :mixie-smile: sertamente vai correr 5 estrelas.

Depois partilhe como correu


Olá Tânia Rui, dou-lhe os parabéns por estar a usar a Varoma para fazer sobremesas.

Faço varias vezes esse e outros pudins na Varoma e correm MT bem, sem humidade.

Vai ver que com a dica da Mixie (papel cozinha e depois papel alumínio) vai cozer MT bem e sem agua no Pudim.

Ja agora sugiro q experimente os pudins vapor do livro Todo Vapo.. Vão ficar lhes óptimos!!!


Olá Tânia Rui, dou-lhe os parabéns por estar a usar a Varoma para fazer sobremesas.

Faço varias vezes esse e outros pudins na Varoma e correm MT bem, sem humidade.

Vai ver que com a dica da Mixie (papel cozinha e depois papel alumínio) vai cozer MT bem e sem agua no Pudim.

Ja agora sugiro q experimente os pudins vapor do livro Todo Vapo.. Vão ficar lhes óptimos!!!


Muito obrigada pelas dicas! Bigsmile Já estou a experimentar pudim de laranja. Coloquei 1000g de água e programei 50min (porque era o que vinha na receita) mas vou estando atenta. Estou a usar uma forma para pão de ló (do mesmo material das frigideiras anti-aderentes) que, por acaso, é quase-quase do tamanho da Varoma. Coloquei por baixo da forma papel vegetal e em cima da forma, à laia de tampa, papel de alumínio.

Mas... ainda tenho uma dúvida: o caramelo é mesmo necessário?

 

 

OBRIGADA.   :mixie-big-smile:

- Ana Teles 


Olá Ana Luisa!

Ainda bem que quer exprementar porque os pudins ficam otimos.No livro base tem a receita do pudim flan onde se pode orientar. Uma dica importante é: para cada 30 minutos de cozedura na varoma deve colocar meio litro de agua, por isso sugiro 1 litro de agua para a sua receita. Não deixe de exprimentar porque tenho a certeza que vai ficar otimo.


Olá Ana Luísa Teles!

Ainda bem que quer experimentar porque os pudins feitos na Bimby ficam óptimos.

Poderá guiar-se pela receita de pudim que vem no livro base, mas aqui vai ajuda. Para cozinhar na Varoma deverá programar 40minutos e colocar 1 litro de água, pois por cada 30minutos de cozedura na temperatura Varoma necessita no mínimo de  meio litro de água. Durante o tempo de cozedura não mexa na Varoma para não perder vapor.

Utilize antes uma forma de alumínio, pois é um condutor de calor e assim vai garantir que fica bem cozido que pode não acontecer com uma forma de silicone.

Espero que corra tudo bem e que fique do seu aguardo.


olá Ana Luisa ,

deve com certeza experimentar os pudins na varoma pois ficam ótimos.

em relação ao tempo necessário poderá seguir as orientações do pudim flan do livro base, que são cerca de 40 min, quantidade de água 1 litro  e recomenda-se a não abrir a tampa da varoma.

Experimente pois vai valer a pena


Tenho dúvidas relacionada com o tema:- quanto tempo deverei deixar um pudim a cozer na Varoma? e qual a quantidade de água? as formas de silicone também podem ser usadas na Varoma?Obrigada. 


Olá Tania,

Então depois conte como ficou!:)

Beijinhos

Mixie

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Vou experimentar fazer outro! eu tentei arrefecê-lo" à pressão" colocando-o no congelador e se calhar foi esse o erro!  Pra próxima já não invento!:mixie-crying:

Beijinhos!


Olá Tânia,

Sim, fez bem! Smile Não é necessário colocar a tampa da forma do pudim. Basta tapar a forma com a folha de papel de cozinha, seguida da folha de alumínio e depois colocar a tampa da Varoma.

A sugestão do papel de cozinha é para absorver o vapor e evitar que se acumule líquido no pudim! :mixie-wink:

Espero ter ajudado;)

Beijinhos

Mixie

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Eu coloquei papel de aluminio mas a tampa da forma do pudim não. Tem de se colocar papel aluminio e depois tapar a forma com a respectiva tampa e de seguida colocar a tampa da varoma também?


Olá Tânia Rui,

Ao seguir as indicações da receita tudo deverá correr bem Smile Possivelmente, o que pode ter acontecido, é ter usado uma forma que tenha tapado os orifícios da Varoma. É que assim o vapor não consegue sair e pode originar a subida de água até à Varoma e uma grande condensação de vapor. Para evitar que entre humidade para o pudim pode colocar papel de cozinha entre a forma e o papel de alumínio. :mixie-wink:

Espero que o próximo pudim saia na perfeição! 

E se precisar de ajudar é só dizer  :mixie-smile:

Beijinhos

Mixie

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Ola!hoje experimentei o pudim flan do livro de receitas base e o sabor ficou bom mas entrou agua! Coloquei papel de aluminio em cima da forma e cozi na varoma como indica a receita. Alguem pode ajudar-me?

obrigada:mixie-wink: