thumbnail image 1
thumbnail image 1
Bimby®
30min
Todos
30min
dose/s
--
Nível
--

Ingredientes

  • 250 ml de água
  • 5 colheres de sopa de incolor gelatina em pó
  • 7 colheres de sopa de glucose (ou mel)
  • 7 colheres de sopa de margarina (importante estar a temperatura ambiente)
  • 1 colher de chá de essência de amêndoa (ou outra a gosto)
  • 2 kg de açucar impalpável (ou 1 kg de açucar branco e 1 kg de amido de milho)

Acessórios

  • Espátula
    Espátula
    comprar agora
  • Copo completo Bimby® TM6
    Copo completo Bimby® TM6
    comprar agora

Partilhar atividade

Sugestão para hoje

Etapa de preparação

  1. Caso não tenha açucar impalpápel, pode sempre fazê-lo na sua bimby. Fazer o açucar impalpável, colocar no Mixtopf geschlossen 100g de açucar pulverizar a 20s,  Vel. 9 (repetir este passo até pulverizar todo o açucar). Peneirar o açucar pulverizado com 500gr de amido de milho, misturando os dois produtos. Reserve.

    Com o Mixtopf geschlossen limpo, colocar a água fria e a gelatina em chuva, e deixar hidratar (+- 3 minutos). Derreter a gelatina a (2m, Vel.1, 50º). Quando a gelatina estiver a começar a derreter adicionar a glucose, a margarina e a essência de amêndoa até a pasta ficar homogénea.

    Coloque 1,5kg de açucar num recipiente largo (o reservado anteriormente). Misture o liquido obtido com o açucar até obter uma massa homogénea.

    Numa bancada, polvilhe com o amido de milho e comece a amassar a massa até deixar de colar aos dedos. Vá adicionando o restante amido de milho aos poucos (é provável que seja necessário apenas 250gr de amido de milho).

    Se não for utilizar logo, guarde num local seco envolvido com película aderente e de preferência num local escuro.

    Dica, quando estiver a moldar polvilhe com amido de milho as mãos, a bancada de trabalho e os utensílios de forma a não pegar.

    Receita de Carina Costa no livro "Sonhos Doces" adaptada para bimby.

Modelo Bimby ®

  • Appliance TM31 image
    Receita criada para
    TM31

Esta receita foi inserida por um(a) Cliente Bimby ®. A Vorwerk Portugal não se responsabiliza sobre a mesma em termos de quantidades, preparação, resultados ou imagens. Por favor, tenha em consideração as informações de segurança contidas no nosso manual de instruções

Categorias de receitas:

Versão de impressão

Pasta Portuguesa

Imprimir:

Comentários

  • 5. setembro 2013 - 17:28

    Cara Manchinha,

    Bem, normalmente isso acontece quando se utiliza massa que foi feita a algum tempo e não foi trabalhada o suficiente para recuperar a elasticidade antes de começar a modela-la. Mas dado ter acabado de a fazer, pode também ter acontecido ter adicionar muito açucar impalpavel, ou até mesmo o açucar ter muito amido de milho.

    Para corrigir isso, aqueça durante 10 segundos no microondas e depois comece a trabalhar a massa.

    Cumprimentos,Adelaide 

  • 5. setembro 2013 - 15:56

    Boa tarde, 

    Acabei agora de fazer a massa mas ela ficou quebradica. O que sera que fiz de mal?

    Obrigada

    Manchinha

  • 7. novembro 2012 - 13:41

    É verdade, açucar impalpável é 70% de açucar branco (pulverizado na bimby) mais 30% de amido de milho. No entanto, eu já experimentei essa dosagem e o açucar ainda cristaliza, pelo menos nas minhas mãos, o que faz com que o resultado final não fique a meu gosto. Ao usar 50% de cada, noto que a massa fica mais macia e fina e sem açucar cristalizado tmrc_emoticons.;)

    Mas obrigado pelo reparo tmrc_emoticons.;)

  • 7. novembro 2012 - 13:38

    Compreendo a sua preocupação, mas se fizer o bolo no próprio dia, ou na noite do dia anterior e manter num lugar fresco (sem ser o frigorifico) acho que não haverá problema com o seu bolo.Eu, no verão, costumo colocar na minha sala com o ar condicionado a trabalha no frio e nunca tive problemas.

    Eu coloquei uma vez um bolo com pasta americana no frigorifico e o que aconteceu foi que a massa começou "a chorar", ou seja, começou a sair a glucose da massa. Dado a experiência ter corrigo mal com a pasta americana, não voltei a tentar com a portuguesa.

    Contudo, eu já vi em programas de culinária que pode-se colocar no frigorifico se colocar o bolo dentro de uma caixa de papelão e uma caixinha que absorve a humidade do ar. Pode sempre experimentar.

    Adelaide

  • 6. novembro 2012 - 17:53

    Mt bonito o seu bolinho tmrc_emoticons.) se me permite, e com todo o respeito, deixe-me só fazer um pequeno reparo, o açucar impalpável obtêm-se usando uma quantidade açucar em pó (pulverizado na bimby) com apenas 30% de amido de milho. A função do amido de milho é apenas evitar a humidade no açucar, se n tiver o amido o açucar começa a ter granulos. Parece-me que a mesma quantidade de açucar e amido será um pouco de mais. Mais uma vez as minhas desculpas, e continuação de boas bimbyces.

  • 6. novembro 2012 - 16:48

    O facto de não poder ir ao frigorifico é uma grande desvantagem. Estava a pensar fazer bolo de iogurte com recheio de queijo mascarponne e doce de morango, mas o queijo se não for ao frigorifico não sei se poderá azedar. Já experiementou a colocar a pasta no frigorifico? Eu sei que não pode ir, mas caso vá não sei o que pode acontecer.

    Susana Party

  • 6. novembro 2012 - 16:08

    A pasta portuguesa usa-se como a pasta americana.Esta pasta apenas está preparada para as nossas condições climatéricas.

    Por isso, não pode ir para o frigorifico. Devemos usar recheios nos bolos que aguentem bem o calor do verão, como por exemplo leite condensado ou creme de bolo de brigadeiro por exemplo, evitando usar o nosso maravilhoso doce de ovos tmrc_emoticons.;)

    Adelaide

  • 6. novembro 2012 - 14:19

    Ajudou bastante. Esta pasta trabalha-se igual que a americana? Também não pode ir ao frigorifico?

    Muito obrigada

    Susana Party

  • 6. novembro 2012 - 10:39

    O amido de milho é mais conhecido como farinha maizena.Contudo existe amido de milho da marca espiga.E existe em todos os supermercados (continente, jumbo, pingo doce, ...)

    Para fazer o açucar impalpável utilizamos 1kg de açucar normal (pulverizado na bimby) e 1 kg de amigo de milho, o que faz 2 kg de açucar impalpável.

    Espero ter ajudado,Adelaide

  • 6. novembro 2012 - 00:27

    O amido de milho encontra-se fácilmente nos supermercados? Para fazer o açúcar implapável utilizamos 2kg de açúcar normal, correcto?

    Obrigada

    Susana Party

Are you sure to delete this comment ?