Fórum Truques e dicas para fazer o melhor pão na bimby



6 respostas | Última entrada

Bom dia

ando atrapalhada pois a massa para o pão não cresce...

como fazer??

Obrigado


Olá,

Permitam-me que dê os meus 2 cêntimos de opinião, lol

 

O pirex que colocam dentro do forno não ajuda o pão a ficar mais fofo. Serve apenas para que o vapor que se forma crie uma côdea mais estaladiça no pão.

Quanto à sugestão da Mixie em não deixar a massa fermentar por mais de 10 minutos, lamento mas... não é a correta pois é durante a fermentação que se cria o ar no interior da massa e que faz com que o pão fique... fofinho! Fofo = ar no interior!

A massa deverá ser bem amassada para que se formem as ligações de gluten e depois as leveduras fazem a sua magia durante a fermentação. A fermentação deverá durar, no mínimo 45 minutos, dobrando de volume, mais ou menos. O ideal será 1 hora ou mesmo 1,5h. Após a fermentação, poderemos dar apenas uma ligeira amassadela com as mão para moldar os pães, mas muito pouco para não se perder o ar no interior... caso contrário ficará duro muito em breve.

Um truque que se pode também usar é acrescentar uma colher de sopa de puré de batata em pó na massa. Deixa os pães mais fofinhos, acreditem!

Após a cozedura, deixar arrefecer um pouco e depois embrulhar bem os pães num pano e guardá-los. Isto vai também permitir que a humidade não se perca, evitando que sequem mais rapidamente.

Quanto a farinhas, deverá ser usada a T65, mais adequada para pães devido à sua moagem mais grossa, bem como fermento de padeiro seco ou fresco. Na minha opinião, o fresco resulta melhor, para além de ser mais barato. O custo do fermento seco para pão, encarece o custo unitário do pão que, não se esqueçam tem de ser cozido no forno do fogão e isso também tem custos. Além disso, não deixa o acentuado travo a fermento.

Já faço pão há muito tempo em casa e costuma resultar sempre bem, seguindo as indicações acima. Se experimentarem também broa de milho, pão de sementes, integral, etc... uma maravilha.

Pela minha experiência posso assegurar-vos que o pão, feito em casa, fica sempre mais caro do que comprá-lo no exterior. Farinhas + fermento + energia para amassar + energia para cozer. não compensa. Agora, que sabemos o que estamos a comer isso é verdade e o pão aguenta na boa 1 semana sem ganhar bolor nem ficar duro. Garanto! Smile

Obrigado


Estimados utilizadores,

Uma das sugestões que  posso dar, é que utilizem sempre fermento de padeiro seja este fresco ou seco e que não deixem a massa levedar mais de 10 min, pois isso vai fazer com que o pão fique duro mais rapidamente! 

Para que o pão se mantenha fofo podem colocar um tabuleiro com água dentro do forno para fazer vapor, como nos fornos industriais, e devem guardá-lo num saco bem fechado.

Uma outra solução é congelá-lo assim que arrefece e ir descongelando à  medida que é preciso.

Espero ter ajudado!

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Ola,

Tambem sou nova nisto, tenho a minha bimby a cerca de um mes. Normalmente faco a pizza e come-se na hora :-D mas tambem uso a mesma massa para paes com chouriço e se acho que vai sobrar prefiro congelar a massa antes de ir ao forno.

Tambem tenho feito paes de leite e no dia seguinte tambem estao um pouco duros.

O que tenho feito ė colocar um pirex com agua no forno durante a cozedura, a humidade ajuda a nao ficarem tao secos. No dia seguinte na hora de comer se colocar 3-5 seg no microondas fica optimo.

Nao ė solução mas ajuda Smile

Deixo o meu comentario mas tambem gostava de saber se existe outra forma de manter o pao fofo..;)

Bons cozinhados Smile


Olá a todos queria saber o que fazer para o pão feito na bimby, continue bom no dia seguinte? Tenho uma bimby a pouca mais que uma semana ainda sou muito novinha nisto. já fiz várias receitas de pão mas no dia seguinte já está muito duro, não sei que fazer? Ajudem me sff