Fórum Receitas para alérgicos ao Leite de Vaca e seus derivados



19 respostas | Última entrada

Sou alergoci bom saber  .

https://deliciadepote.com.br


Boas

neste tõpico seria agradavel de ver receitas sem soja uma alternativa a soja nao lactea obviamente.

Por exemplo os leites para o meu filho uso muito o leite de arroz ou aveia e as vezes o de amendoa.

Para os iogurtes e que gostaria dez saber como fazer para dar sem serem nem dez soja nem os normais obviamente.... existira alguma receita?Obrigadaa


Boa tarde,

Tente substituir o queijo por tofu (sofa), existem nos supermercados saquetas de tofu picado tipo queijo ralado.

É muito utilizado em pizzas de queijo, sem queijo.

Espero ter ajudado.

Beijinhos

 


Boa noite. não será possivel criar um separador de receitas sem lactose?


Olá de novo, esqueci-me de dizer que o pão ao vapor faço sempre e com diferentes massas e fica sempre bem. Temos que ter cuidado em respeitar as quantidades devido ao equilibrio farinha/fermento. Para tapar utilizo uma porção de rolo de cozinha e protege bem. temos é que ter cuidado quando levantamos a tampa para a água não escorrer toda para o pão. depoios eté custumo fatiá-lo e guardálo na forma de alumínio e ir tirando fatia a fatia, é muito prático.

Bj

 

 


Olá Andi Carvalho,

eu também sou intolerante ao leite de vaca, mas posso comer os maravilhosos iogurtes da Bimby. Faço a receita tal como diz no livro base e depois coloco a fermentar numa iogurteira que herdei da minha mãe. Ficam bem consistentes e saborosos.

Bj

 

 


Olá Mixie,

Sim juntei toda a água referida no procedimento. Não consigo mesmo preceber o que deve ter acontecido.

Qualquer das formas já contactei a Bimby e vão verificar o que se passa pois não é muito normal. E visto que é mesmo novinha é bom verificar  Smile

De resto sopas e sobremesas tem saído uma maravilha... Mas custa-me ter feito um investimento tão grande para fazer sopas e sobremesas.

Vou ter que experimentar os iogurtes mas tenho algum receito pois estava habituada a uma iogurteira e pelo que li no livro há duas possibilidades diferentes. Ou se deixa o liquido no copo o tempo total ou entao coloco primeiro em copos e repousa já nos copos. Eu como gosto mais do iogurtes bem sólidos por isso faz-me um pouco de confusão repousar na copo todo junto e só depois separado nos copos. Mas por outro lado não sei se a fermentação será a melhor já nos copos só cobertos e sem qualquer tipo de aquecimento.

Quem já fez iogurtes e iogurtes liquidos qual a melhor opção?

Muito obrigada.

Beijinhos,

Andreia


Olá Andi Carvalho,

 

Em relação ao Leite de Soja usou toda a água referida ( todos os passos, menos o passo 4 têm adição de água) ? 

Em relação ao pão sem côdea é importante não esquecer de cobrir bem com o papel de alumínio, essa é muita das vezes a razão porque fica com água dentro da forma, mas se isso aconteceu o melhor a fazer, para não estragar pão, é levar ao forno a 180 ºC cerca de 5 a 10 minutos – Não é para criar crosta, é só para secar. 

O facto de o pão não têr cozido e dependendo da temperatura da cozinha pode precisar de mais 5 minutos para levedar no passo 3 e isso torna o pão mais arejado e coze melhor.

 

Espero ter ajudado. 

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Olá, Boa tarde Smile

Pertenço ao clube dos utilizadores da Bimby há mesmo muito pouco tempo, ainda nem 15 dias faz que tenho a minha Bimby  Smile

Como podem imaginar é tudo novidade e ainda existe aquela curiosidade de experimentar tudo.

Já testei bastantes receitas para quem a tem à menos de duas semanas, já cozinhei tanto que o copo já começou a ficar baço  :((

De todas as receitas há duas que me deixaram mesmo muito desiludida  :((

Sigo na integra e religiosamente os passos do livro, não vá a coisa dar para o torto porque decidi inventar Smile Até as quantidades são certas à grama Smile

Mas passando às minhas dúvidas:

- Já alguém fez o leite de soja que vem no livro base "ABC da Bimby"? Fiz tudo como indicava e qual não é o eu espanto que no final do ponto 3 que é "cozer" durante 30 min tinha torrado e agarrado um pouco no fundo do copo base. Já aconteceu isto com alguém? Lavei o copo segui a receite e no final do ponto 5 que "cozia" mais 5 min voltou a agarrar e torrar no fundo.  :(( :((

- Aproveitando que estou aqui alguém me pode dar uma dica de como fazer o "Pão de forma sem côdea"? É que o meu além de não ter cozido ficou cheio de água da Varoma  :(( :((

Fico a aguradar sugestões de vocês que tem muito mais experiencia do que eu Bigsmile

Muito obrigada a todos.

Beijinhos,

Andreia

 

 


Boa tarde,

Lá em casa é a mesma coisa! tenho 2 filhos, e a mais velha tem alergia à proteína láctea (desde bebé), logo tudo que sejam receitas com molho bechamel, natas, queijo...estão fora, e a equipa Bimby utiliza bastante esses ingredientes!

Opções: pizza, faço a massa normal (apenas utilizando margarina sem leite), e faço o molho de tomate e divido em quatro, na parte da minha filha ponho o que ela gosta, azeitonas, fiambre (o do pingo doce não tem leite), em alternativa ao queijo compro no celeiro um queijo em fatias (de soja), há vários tipos, e a minha filha gosta!

Qdo. por exemplo é para fazer um molho bechamel, utilizo ou leite de aveia, ou de soja, mas um da Provamel natural (tem um gosto menos intenso que os de  soja normal), aliás esse leite para fazer massa de crepes também fica ótimo.

Por acaso ainda nunca fiz nenhum leite na bimby, talvez um dia experimente.

Pratos com natas, substituo por natas de aveia, têm um gosto menos intenso que as de soja, claro que todos esses produtos são mais caros, mas há custa da alergia da minha filha vamos todos comendo mais saudável em casa!

 


Eu também tenho o mesmo problema,  o meu filho é alérgico ás proteinas do leite de vaca e agora que tenho a bimby quero inovar as receitas e substituir o leite de vaca por alternativas .Por exemplo este fim de semana fiz leite creme com leite de aveia feito na bimby  e claro que o tempo de cozedura teve que ser maior e tive que acrescentar mais farinha, ou seja repeti 3 vezes os passos para o leite creme e isto tudo porque experimentei substituir o leite. Resultado: ficou muito grosso e com um sabor esquesito tipo água com farinha.Mas pronto tinha mesmo que experimentar.Não tenho mais ideias para esta situação. :mixie-confused:


Boa tarde, sou literalmente nova neste fórum!

Aderi  pela curiosidade em conhecer receitas alternativas.

vi que falaram da soja como alternativa ao leite de vaca! A pediatra do meu filho disse que podia, para além da soja, dar-lhe leite de cabra e derivados da mesma. Ainda n experimentei pq ele só tem 15 meses mas em pizzas por exemplo parece-me ser boa opção!

hoje queria fazer um bolo de iogurte de soja, vamos lá ver como vai sair!!


Para a pizza, cá em casa fazemos com um preparado de tomate já refogado, espinafres, salame ou pepperoni, pimentos, azeitonas e pão ralado da bimby para imitar aquele crocante do queijo. De resto também ignoro as receitas que incluem lacticínios e ainda por cima não dá para se substituir por natas de soja e essas coisas porque tudo o que faz sequer lembrar lacticínios é censurado!! 


olá mais uma família com intolerância à lactose...

vejo-me sempre aflita para subsitituir o queijo nas receitas...  Aw e na maior parte das vezes nem as faço só por causa disso

alguém me dá uma sugestão? Por exemplo fazer pizza sem queijo?


Olá Cauzita,

 

 Agradecemos desde já a sua sugestão que iremos reencaminhar para o Departamento de Receitas.

 

Em relação ao bolo não temos conhecimento de nenhuma razão para a cor esverdeada.

 

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie :mixie-big-smile:  

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


deviam apostar em fazer um especial na revista mensal, há imensas pessoas com este problema , eu incluida, e por vezes é dificil. Só algumas ideias e dicas. da ultima vez que fiz bolo de iogurte, substituindo o mesmo, por um de soja... o bolo ficou esverdeado, é engraçado... mas pergunto-me... é normal? Hum hum


Olá f_veneno,

 

Antes de mais seja bem-vinda ao Mundo Bimby!    Smile

 

Poderá substituir por leite de soja ou de cereais, iogurte de soja e natas de soja. No entanto não irá ficar com o mesmo sabor nem com a mesma consistência. Pois tem sabor e consistência diferente dos produtos lácteos.

 

A Equipa Bimby estará sempre disponível para a ajudar nas dúvidas que surgirem.

 

Um beijinho e bons cozinhados,

 

 

Mixie :mixie-big-smile:  

Um beijinho e bons cozinhados,

Mixie 


Olá! Sou uma utilizadora relativamente recente da bimby mas estou muito satisfeita. Adquiri a bimby não só por toda a economia que ela nos trás (economicamente e em termos de tempo dispendido) mas também porque a minha filha desenvolveu a partir dos 4 anos de idade alérgias alimentares.

Assim, sugeria que fosse aqui criado um tópico subordinado a este tema (pois tenho a certeza que há muitas pessoas com problemas semelhantes) e para começar sugeria receitas que substituissem na integra o leite de vaca e seus derivados pois por vezes ao adaptarmos as receitas que conhecemos e devido à consistência dos alimentos ser diferente e até mesmo o sabor em alguns casos, o resultado final não é lá muito feliz.......:~

Obrigada a todos!