Fórum Puré de Batata



10 respostas | Última entrada

Eu também andava desiludida com o puré de batata... mas já voltei a fazer as pazes!

É importante não passar da velocidade 3 e se necessário pôr mais uns minutos a cozer se as batatas (por acaso...) ainda não estiverem no ponto.

A consistência tipo cola ou goma acontecia-me quando para ficar rapidamente com o puré "lisinho" aumentava a velocidade...

Para temperar de uma maneira mais fácil (e, reconheço, preguiçosa...) agora junto um cubo de caldo de legumes quando inicio a cozedura! No fim manteiga e noz moscada.

 


olá

Tenho a bimby há pouco tempo e tb já tentei fazer puré. Por acaso foi uma das receitas que me deixou desiludida...ficou muito líquido e a saber imenso a manteiga, quase intragável...

S

o achei estranho pq usei as quantidades certinhas...

tenho reparado que podemos cortar um pouquinho na quantidade de manteiga nas receitas do livro base não é? Já alguém tinha sentido isso???

Bjs


Costumo fazer puré de batata do livro base e fica sempre bem. É a qualidade da batata que influencia a consistência. Com batata branca (para cozer) fica tipo pastilha, com batata roxa (para fritar) fica perfeito. Se fizerem o puré com a batata branca por engano não o deitem para o lixo, coloquem-no em sopas. Como a base deste puré é de leite, a sopa fica aveludada e com um sabor muito bom.


Ah! Ok é que quando disse batata para fritar entendi que era daquela congelada.

Quanto ao molho de tomate eu fiz a receita que faço sempre na panela normal, na verdade sem receita é por intuição mesmo e costuma ficar mesmo à italiana. Achei foi um abuso a receita do livro ser só com coisas industrializadas, mas nem tentei fazer. A minha muito melhor uso cenoura quando o tomate que tenho em casa é pouco, não uso vinho e uso o próprio liquido do tomate e um pouco de àgua se necessário, tempero com muito mangericão que é doce e abdico do açucar, ah! às vezes uso 1 maçã pequenina ou polpas de fruta que sobram quando faço sumo na centrifugadora, pimenta oregãos, salsa e tomilho até cravo uso às vezes. Wink


qt ao molho de tomate eu sigo a receita q vi numa das revistas da Bimby

2 cebolas, 3 dentes de alho, uma cenoura (podes substiyuir por umas pitadas de açucar - para cortar a acidez do tomate); 40 g azeite, 1k tomates maduros, 10 g vinho branco e temperos (oreganos, sal, pimenta e se n usares a cenoura o açúcar)

Primeirio picas a cebola, os alhos e a cenoura 5sg7 vel5

refogas 7mn/100º/vel1

Depois juntas tudo o rsto e 20mn7100º7vel2

no fim trituras 40sg vel7 (cuidado qd triturares porque vais estar quente eu costumo segurar o copinho com um pano e ir progressivamente à vel 7 para não ser logo de repente e não salpicar

Não sou nenhum expert mas espero ter ajudao Wink


oLÁ...

Não é batata congelada... é batata cortada! Antes de pores na bimby, descascas as batas, lavas e cortas em rodelas ou em cubos como preferires... porque coze mais rápido Wink


Pepe3,

Obrigada pela dica, vou até experimentar, no entanto não resolve muito o meu problema, pois não gosto de utilizar batata congelada (a batata é um dos alimentos que congelada, não conserva as propriedades, dizem até ser cancerigena, mas, isso hoje é tudo), pois tenho batata caseira.

Comprei a Bimby com o intuito de fazer comida mais saudável e mais rápida, mas rapidez não siginfica baixar a qualidade, e isso realmente tem me chocado nas receitas do livro base, do tipo, a primeira vez que fui fazer molho de tomate (com tomate) abri a receita e dizia para usar polpa e tomate enlatado, dessa forma até no tacho se faz rápido. Puzzled ou seja estou mesmo meio desiludida com a máquina.

Mas obrigada pela dica mais uma vez Wink


Olá eu tive exactamente a mesma dificuldade que coloque aqui no forum. Podes ver o post em http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/questoes-e-duvidas/2695/pure-de-batata.html

 

Entretanto já sei como é que se faz como deve ser e fica mesmo muito bom:

Ingredientes:

- 1kg batatas para fritar cortada em pedaços (muito importante qt + pequenos os pedaços melhor)

- 350 g leite

- 30 g manteiga

- sal, pimenta e nos moscada

 

Preparação: coloca-se a borboleta, as batatas cortadas e o leite e programas 25mn/90º/vel1

No Fim, juntas a manteiga e os temperos e programas 30sg/vel 3. (O puré bate com a borboleta Wink )

Tiras a borboleta e serves.

Depois diz-me como ficou!

Eu agora faço imenso para fazer empadões.... Smile

 


Boa Tarde,

Já tentei fazer puré de batata (receita livro base) 2 vezes e ficou de jogar  fora. As batatas não cozem no tempo ficou muito liquido e na segunda ficou tipo cola. Porquê? Quando me venderam disseram que ficava fantástico. Eu faço de tudo na cozinha tradicional e fica sempre bom, é certo que às vezes nos servem em retaurantes uns purés que parecem baba, e há quem coma. Eu gosto do puré à antiga bem feito passado no passe vite ou ao garfo, com muita noz moscada e na consistência de puré e não de Mousse.