Bolo Rei de Chocolate





Bimby TM 31
Receita não testado
Doces e Sobremesas
5
Média: 5 (1 voto)
5
Comentários
Adicionar ao menu Bimby
Criado em:
23.11.2009 - 23:56
Alterado em:
08.06.2010 - 21:44
Tempo de preparação
Porçőes
12 doses/Pax

receita

Ingredientes

Ingredientes:
70 gr de açúcar
Casca de um limão e uma laranja
130 gr de leite
100gr manteiga(temperatura ambiente)
3 gemas
1 saqueta de fermipan
20 gr sumo de laranja
20 gr vinho do porto
400 a 450 gr de farinha sem fermento
50 gr de farinha custard
1 pitada de sal
1 barra de chocolate de leite
Frutos secos q.b. (amêndoa, avelãs, nozes, pinhões)
Açúcar em pó para decorar

Acessórios

Preparação

Coloca-se o açúcar no copo (deve estar bem seco) e pulverize 15 Seg., Vel. 9. Junte as cascas dos citrinos através do bucal e rale uns segundos na Vel.5. Adicione o leite e a manteiga e programe 30 Seg., Temp.37º, Vel.6. De seguida programe mais 30 Seg., Vel.9 sem temperatura. Reduza para Vel.3 e junte as gemas, o fermento, o sumo de laranja e o vinho do porto deixando misturar durante alguns segundos. Deite as farinhas pouco a pouco na Vel.3  através do bucal e só no fim a pitada de sal, aumente para a Vel. 9 durante 30 Seg.

Programe 3 Min., Vel. Espiga e verifique se o conteúdo forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se não for o caso, pare a Bimby, polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinhas e volte a amassar na mesma velocidade. Deixe repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copinho. Logo que isto aconteça, pressione a massa com as mãos de forma a que o volume baixe e volte a programar 15Seg., Vel.9 e 1 Min., Vel. Espiga.

Retire a massa do copo, amasse com as mãos até formar uma bola lisa, polvilhando a mesma com farinha . Misture na massa os frutos secos e o chocolate partidos conforme a quantidade ao seu gosto. Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro previamente untado.

Decore a seu gosto (frutos secos e chocolate de leite/negro) polvilhando com açúcar. Deixe a massa repousar durante 30 minutos e de seguida coloque no forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente 20 minutos.

Esta receita foi inserida por um(a) Cliente Bimby. A Vorwerk Portugal não se responsabiliza sobre a mesma em termos de quantidades, preparação, resultados ou imagens. Por favor, tenha em consideração as informações de segurança contidas no nosso manual de instruções.

Comentários

adorei

Este fim de semana experimentei e todos gostaram. Vou repetir!

Deve de ser uma delicia!

Deve de ser uma delicia! Adoro chocolate e não gosto de frutas cristalizadas é uma optima alternativa ao bolo rei. Tenho de o fazer. Obrigado Filipa ;)

Fotografia

Olá mais uma vez peço desculpa pela foto que não é a mais apelativa (aqui o bolo rei ainda não estava cozido), mas posso garantir  que é muito saboroso!

Olá Carla, Obrigada pelo teu

Olá Carla,

Obrigada pelo teu comentário.Big smile

É verdade este bolo rei é uma alternativa para quem como eu não gosta de comer as frutas cristalizadas!!!! No entanto também recomendo a receita do bolo rei  que vem no livro base, apenas recomendo alguns ajustes! Então aqui aproveito para dar uma dica podemos colocar as frutas cristalizadas embebidas em vinho do porto (sejam generosas) deixando repousar por cerca de 6 horas, como também acrescento 20/30 gr de vinho do o porto na massa. Desta forma o bolo rei tradicional fica mais saboroso!  Coloco também um pouco de farinha custard (50 gr) na massa pois como a receita original leva poucas gemas fica um pouco descolorado.

Experimentem estas duas versões fica optimos!

Beijinhos  

Uma delícia!!!

Esta receita é deliciosa!

Uma excelente alternativa para quem não aprecia frutas cristalizadas no Bolo Rei.

Parabéns Filipa pela receita!!!  Wink

 

 

Carla Azevedo Martins