Fórum Levedura do pão



6 respostas | Última entrada

Olá, :mixie-smile:

A levedura tem ainda outro truque, deve ser misturada em água morna, nunca fria ou quente, Porque senão "mata" os agentes da mesma que fazem o pão crescer.


Que bom!! Smile

 

Beijinhos.


Olá Gasparzinha!

A dica resultou em beleza. Hoje fiz o meu 1.º pão em Luanda.

Muito obrigada pela ajuda.

Cooking  7


Olá Mangolê,

 

No início passamos todas pelas mesmas dificuldades, mas depois tornamo-nos umas padeirinhas de mão cheia! Smile

 

Existem dois tipos de fermento para pão (diferente do que usamos para os bolos):

 

- O fermento/levedura fresca, que tem um sabor mais próximo do do pão de compra a que estamos habituados, mais saudável e barato.Tem o inconveniente de ter uma validade curta, mas pode ser congelado.Podes comprar a peso nas padarias de fabrico próprio, ou em cubinhos de 25 g, embalados, nos grandes supermercados, Pingo Doce, jumbo, continente....Eu uso entre 15 a 20g de fermento fresco para receitas com 500g de farinha.

 

- Depois há o fermento/levedura seca de padeiro (fermento biológico seco), que vem em saquetas (marca fermipan, ramazotti, vahiné...) e pode ser guardado na despensa. Tem uma validade alargada, mas deixa um sabor diferente na massa e é mais caro. Nas embalagens vem a quantidade que se deve usar em proporção à farinha, sendo que de marca para marca as saquetas não têm todas a mesma quantidade de fermento. Podemos sempre usar um ou outro tipo de fermento, mas se a receita indica um certo peso de fermento fresco, se usarmos o seco teremos que usar a proporção equivalente, e não o mesmo peso que a receita indica.

 

Em relação às farinhas,  a mais indicada para pão  é a T65, mas desde que seja farinha sem fermento, tb pode ser a que se encontra mais facilmente à venda, a T55.

 

Em relação ao tempo de levedação, é +/- 30 min, quanto mais quente estiver a cozinha, mais depressa. A massa deve duplicar de tamanho.

 

Espero ter ajudado.

Beijinhos. Smile


Olá!

Comecei a trabalhar com a minha bimbi há menos de uma semana e tentei fazer pão sem côdea, que não correu bem... Alguém me pode elucidar quanto tempo leva o pão a levedar para depois cozer na varoma? Existe algum fermento específico que posso usar?

Obrigada Corn